Acho que uma das coisas mais difíceis de fazer quando se ama alguém independente do tipo de laço (pelo menos pra mim) é abrir mão, deixar ir.
Portanto, cheguei a conclusão que existe dois jeitos de aplicação desse termo.
O sentido de proteção:
Quando gostamos muito de alguém, a tendência é cuidar e não querer que nada machuque ou magoe essa pessoa. E não é errado cuidar, ao contrário, é até bom pra outra pessoa, mas não podemos esquecer que é indispensável dar espaço para que essa pessoa construa suas próprias experiências, até porque vida é feita de altos e baixos e está tudo bem. É com algumas quedas que nós aprendemos e nos tornamos mais fortes.
As vezes é mais importante você estar presente depois da queda do que impedir a queda. Afinal, pode acontecer de um dia você não estar mais presente pra impedir, e é importante que essa pessoa amada seja forte o suficiente para conseguir continuar se levantando e caminhando sozinho.
Não tem coisa melhor do que saber que você contribuiu para o crescimento de alguém, e muitas vezes isso é feito apenas com a sua presença em um momento difícil.
Enfim, existe tempo pra tudo, pra aconselhar e proteger, mas também pra deixar ir.
Em outro sentido
As vezes nós amamos tanto alguém que prendemos ela dentro da gente. E isso pode machucar profundamente.
É importante lembrar que nem sempre o amor será recíproco do jeito que você deseja. Que nem sempre um relacionamento entre duas pessoas que se amam vai dar certo (tipo o Otis e a Ola de Sex Education). E está tudo bem. São coisas as quais não temos controle e pode nos fazer sofrer, mas a partir do momento que começarmos a abrir mão do nosso desejo de como queríamos que fosse, isso começa a doer menos, até que não se sinta mais dor e amar seja confortável novamente.
Duas músicas que já me fizeram pensar muito sobre isso foi Solamento do Tuyo e Epiphany do BTS
As vezes nos desmontamos pra encaixar na pessoa que queremos, nos fazemos outra versão, mas nos encaixaremos exatamente como somos quando for a pessoa certa.
LINKS DA LETRA DAS MÚSICAS INDICADAS
Epiphany – BTS
Solamento – Tuyo